terça-feira, 10 de outubro de 2017

109 ANOS DE NASCIMENTO DO POETA TAVERNARD


A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard parabeniza pelos 109 anos de nascimento do poeta TAVERNARD.

                                              Parabéns ao patrono da Biblioteca Comunitária. 


109 de nascimento do POETA TAVERNARD
10.10.1908 – 02.05.1936


                                           Antônio de Nazareth Frazão Tavernard

Nasceu em 10 de outubro de 1908, na antiga Vila de São João de Pinheiro, atual Icoaraci. Na Rua Siqueira Mendes nº 585, onde hoje localiza-se a Casa do Poeta. 







Deixou um legado de poesias e prosas que valorizam a cultura regional amazônica;

Filho do teatrólogo Othílio de Alencar Tavernard e Marietta Frazão Tavernard; 

Após o nascimento do futuro poeta, mudou-se para a Av. Conselheiro Furtado, esquina da Generalíssimo Deodoro, em Belém no Retiro São Benedito, onde foi construído o Rancho Fundo (casebre de madeira);

Em 1926, entrou na Faculdade de Direito do Pará, mas não concluiu o primeiro ano em razão da hanseníase;

 Maior parte de suas obras foram produzidas quando ficou doente, sofreu por dez anos de hanseníase e ficou isolado no Rancho Fundo;

 Em 1930, publicou o livro “Fêmea”, trata-se de um conjunto de contos;

Lançou no mesmo ano a comédia “A menina do 20.000”, em parceria com Fernando de Castro;
Escreveu em seguida: “A casa da viúva Costa”; “Seringadela”; “Que tarde” e “Parati”; 

Escreveu ainda “Epopéia Azul”, trata-se de um canto de amor pelo Clube do Remo, além de ter escrito a Letra do Hino Oficial do clube azulino;

Tavernard gostava de livros e era extremamente sensível; 

Mesmo com poucos anos de vida, conseguiu deixar uma vasta produção de poesias e prosas; 

No dia 02 de maio de 1936, um ataque cardíaco fulminante tirava a vida do talentoso poeta icoaraciense.

  Alguns de seus belos poemas: 

Cada um dá o que tem!
- diz o adágio, evangelista da sinceridade !....
Eu digo também,
Pensando nos meus sonhos vãos, dispersos....

Cada um dá o que tem!
Ah! Que verdade!......
A vida deu-me a dor, eu dou-lhe versos......


Obras reunidas de Antônio Tavernard, 1986, pág.47. In: TAVERNARD, Antonio. Místicos e Bárbaros, 1953.
 
 

Similitudes

Nasci em frente ao mar.
Meu primeiro vagido.
Misturou-se ao fragor do seu bramido.

Tenho a vida do mar!
Tenho a alma do mar !

A mesma inquietude indefinível,
que nele é onda, e é em mim anseio,
faz-nos tremer, faz-nos fremir, faz-nos vibrar.
Às vezes, creio
que da minha loucura do impossível
sofre também o mar.
Tenho a sua amplidão iluminada
- o meu amor; e seu velário de brumas
- minha mágoa.

Ruge a tormenta... e o que ele faz com a frágua:
embates colossais,
faço com a minha fé petrificada...
té que tudo se extingue em turbilhões de espumas
e de lágrimas... Destinos abismais!...

Guarda em si tempestades que estraçoam,
Cóleras formidáveis em mim guardo...
Sobre o meu pensamento, idéias voam,
voam alciões sobre o seu dorso pardo...

Meu gigantesco irmão,
Senhor do cataclismo,
se tens, por coração, um negro abismo,
eu tenho, por abismo, um coração.
Dentro de ti, quantos naufrágios, quantos,
de naves rotas pelos vendavais?!...
E, dentro de mim, sob aguaçais de prantos,
quantos naufrágios, quantos, quantos,
de sonhos, de ilusões e de ideais?!...

Faço trovas a alguém que não posso beijar
tal como tu, na angústia de querê-las
sem as poder tocar,
fazes, nas noites brancas de luar,
serenatas inúteis às estrelas...

Sou bem fraco, porém, e tu és forte...
Nada te vencerá, há de vencer-me a morte...
Embora!... Mar morto, água dormida
que por mais nada nem de leve ondeia,
hei de deixar meus versos pela vida,
como tu deixas âmbar pela areia!...

Obras reunidas de Antônio Tavernard, 1986, pág. 82-83. In: TAVERNARD, Antonio. Místicos e Bárbaros, 1953.






Nenhum comentário:

Postar um comentário